Austen uma inspiração

29 maio

Acabei de assistir a última versão do filme “Orgulho e preconceito” inspirado na obra da autora inglesa Jane Austen. Nunca consegui um exemplar do livro em inglês, pode ser uma boa dica de leitura, mas o contexto do filme é fantástico. Sempre gostei de filmes de época e esse em particular é um colírio para os olhos. As roupas parecem terem saído direto de uma máquina do tempo, a fotografia então é esplendorosa, os cenários mostrados no longa são lindos e bucólicos e a trilha sonora uma sucessão de lindas melodias.

Mas além dos atrativos visuais, que não são poucos, o filme mostra a realidade social das mulheres do século 18. Falando para a alma feminina, como poucas, Austen fez uma crítica e um retrato fiel das necessidades e anseios dessas pobres criaturas que viam no refúgio do casamento uma possibilidade de ser feliz e fugir do severo sistema de castas da sociedade.

orgulho-e-preconceito01 orgulho-e-preconceito02 orgulhoepreconceito

Para mulheres modernas pode parecer um pouco estranho e até impensável esse tipo de alternativa, mas devemos lembrar que as mulheres não trabalhavam e toda a sua vida e existência giravam em torno de casamentos e da vida familiar.

Um paradoxo interessante, pois a própria Austen nunca se casou. Mesmo tendo vivido no mesmo período da ambientação de suas obras ela optou por uma corajosa carreira literária e por se aventurar em universos desconhecidos.

Acredito que para alguns pode soar muito romântico e pouco realista mas a história não deixa de ser uma fotografia comparativa da evolução da sociedade, para bons e maus caminhos.

Xoxo

Mademoiselle Lara

Anúncios

Uma resposta to “Austen uma inspiração”

  1. Lunara 02/07/2011 às 0:42 #

    Meu filme PREFERIDO e meu livro mais amado. Adoro Jane Austen e o Mr. Darcy!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: