Especial décadas da Moda – Os anos 70

9 out

A velocidade das mudanças na sociedade se reflete diretamente na moda, que passa por uma completa reformulação. Surge os “jovens criadores” cada qual com seu conceito e estilo, criando uma irregularidade característica do período.

A ordem era ser autHippieêntico e individual, dando força ao movimento da “antimoda“. Palavra-chave da cabeça de todos os jovens, tudo era permitido, desde que não tivesse um aspecto normal.

O movimento hippie traz o flower power e o slogan “paz e amor”, na bagagem referências étnicas de várias culturas.

hippie hippie 02 WOODSTOCK FESTIVAL 1969

O unissex fica bastante presente em imagens sexuais mais agressivas, como nas do fotógrafo alemão Helmut Newton. Com mulheres usando calças e smokings é a revolução sexual se consolidando.

Helmunt Newton Helmut Newton

A era disco invade os grandes centros urbanos de todo o mundo. Com ela as roupas ganham status de festa, é muito lurex, brilho, plataforma, cor, cabelão e maquiagem exagerada. Entra em voga a máxima de Andy Warhol, “um dia todos terão 15 minutos de fama” dá – lhe salto no Studio 54!!! Adoroooo! É muito brilho pra um povo só 🙂

Saturday-Night-Fever studio 54 abba eradisco

O Glam Rock nos presenteia com a excentricidade única de David Bowie. (AMO!)

David Bowie

E finalmente o punk com seus protestos violentos e imagens chocantes.  Assumindo o preto, as roupas rasgadas, jaquetas de couro e moicanos como identidade visual.

punks london sex pistols vice-skins-punks

No meio de todo esse caldeirão cultural e antropológico surge o conceito do “básico”, nada mais é que as peças-chave do guarda roupa  masculino e feminino. É por esse período que o jeans ensaia o seu retorno agora como peça essencial para qualquer pessoa.

Somente uma coisa a declarar, Mademoiselle Lara ama diversidade!

Xoxo

Mademoiselle Lara

Anúncios

3 Respostas to “Especial décadas da Moda – Os anos 70”

  1. Rômulo 08/11/2009 às 20:07 #

    só uma pergunta: Porque ainda insistem em relacionar o movimento Hippie com os anos 70 ?!? Tá certo que aqui no brasil, por causa do isolamento cultural na época da ditaduro, chegou tudo meio junto nos anos 70, hippie, Disco, Funk e Punk. Mas no resto do mundo, o movimento Hippie tava superado já no início dos anos 70. Na verdade, quando o modismo Hippie estourou em 67 por causa de reportagens da TV americana sobre a comunidade de High Ashburry em S. Francisco, a original (sub)Cultura Hippie americana já tinha quase 10 anos de existência e em 69, ano do Woodstock, muitos dos Hippies originais já consideravam o movimento morto… Então reveja antes de decretar “Adoooro”: movimento hippie, fora do Brasil, é vinculado aos anos 6o e não 70

  2. Lara 10/11/2009 às 12:30 #

    Rômulo,
    Aprecio imensamente a sua contribuição para o post. Como tenho referência na moda brasileira, optei por “catalogar” o movimento hippie nos anos 70 e não 60.
    Na realidade esse “especial” veio como uma tentativa de apurar alguns fatos da moda transcorridos nas décadas do século XX… Longe de mim ser especialista ou que a minha opinião prevaleça sobre qualquer outra.
    Enquanto a expressão “Adoroooo”, claramente vinculada à era disco, deixa implícita as minhas preferências de indumentárias da época.

    Abraços 🙂

Trackbacks/Pingbacks

  1. Helmut Newton, Guy Bourdin e cia « Mademoiselle Lara - 05/07/2010

    […] um dos homenageados é o fotografo alemão Helmut Newton, de quem já falei aqui.  Mesmo que para o grande público, seu trabalho só ganhou notoriedade nas décadas […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: